sexta-feira, 29 de setembro de 2017

FRANCISCO SELLA TRABALHA PROJETO AGRICULTURA FAMILIAR


O Centro Municipal de Educação Infantil Francisco Sella sob a direção de Cleide Dorne, orientação de Nívea Valoto, juntamente com as professoras Ilma Freitas, Elaine Y. Okura Gil e Cleusa Lopes, observaram a grande necessidade de estarem abordando o tema Alimentação Saudável na escola, tendo o apoio ainda da professora Rose Buscarioli Sella e do estagiário João Vitor Leme.
Através deste tema (Alimentação Saudável) a equipe de profissionais do CMEI Francisco Sella, procuraram ir mais além e trabalhar a Agricultura Familiar, onde tiveram o apoio do chefe da divisão de agricultura do município Aleandro Ferreira de Souza. Foram feitas várias visitas às pequenas propriedades rurais do município e as crianças puderam conhecer uma lavoura de café, onde na mesma propriedade se colhe o café, seca, limpa, torra, passa pelo processo de moagem e de embalagem para venda no próprio município.
Os alunos também conheceram uma plantação de morangos, onde puderam se deliciar com seu sabor. Visitaram ainda uma horta, a fim de observar o plantio de várias verduras e legumes.
Para o término deste ano está agendado uma visita em uma horta hidropônica, onde as verduras são produzidas na água.  A culminância deste projeto deu-se no desfile de 07 de Setembro, onde os alunos e funcionários do Centro Municipal de Educação Infantil Francisco Sella homenagearam todos os produtores rurais do Município de Rondon.
Importância da Agricultura Familiar
A agricultura familiar é um tipo de agricultura desenvolvida em pequenas propriedades rurais. Tem este nome pois é realizada por grupos de famílias (pequenos agricultores, seus filhos e alguns empregados).
A colheita dos produtos serve de alimentos para eles e o restante é vendida para a população da cidade. Ainda que seja uma atividade muito importante para o sustento de diversas famílias que vivem na zona rural, dados apontam que cerca de 70% dos alimentos consumidos no Brasil são fruto da agricultura familiar.

Segundo o chefe da divisão de agricultura do município Aleandro Ferreira de Souza, há cerca de 300 famílias vivendo deste tipo de trabalho no município de Rondon, alguns produtores ainda fornecem alimentos para as escolas municipais através do compra direta.














Nenhum comentário:

Postar um comentário