quarta-feira, 17 de maio de 2017

18 DE MAIO: O DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Nesta manhã, (17) de maio, os/as Conselheiros/as Tutelares: Ana Sturba, Eliane Volpato, João Oliveira, Maria Biazotto com apoio da Secretária Administrativa da Escola Rosa Azul/APAE e membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) a Viviane Wisch e do estagiário do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Gabriel Valloto, estiveram fazendo um “paradão” na rodovia Mario Antonio de Lima, informatizando os condutores de veículos que por ali passaram - sobre a importância de Denunciar e Combater o Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, já que a data em prol a campanha é no dia seguinte (18) de maio, anteciparam o paradão, a fim de propagar a mais pessoas sobre a veracidade da conscientização deste dia.
Qual o objetivo nacional da campanha?
Com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Apenas no ano de 2014 foram registradas 24.575 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Desses casos, 19.165 foram de abuso e 5.410 de exploração sexual infantil.
Dados como esses, divulgados pelo Disque Direitos Humanos, evidenciam como é importante combater essa realidade. E maio é o mês dessa luta.

Por que 18 de maio?
Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.
Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

O que é violência sexual?
É a situação em que a criança ou o adolescente é usado para o prazer sexual de uma pessoa mais velha. Ou seja, qualquer ação de interesse sexual, consumado ou não.
É uma violação dos direitos sexuais das crianças e adolescentes, porque abusa ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

Abuso x Exploração
A violência sexual pode ocorrer de duas formas distintas. Abuso sexual é qualquer forma de contato e interação sexual entre um adulto e uma criança ou adolescente, em que o adulto, que possui uma posição de autoridade ou poder, utiliza-se dessa condição para sua própria estimulação sexual, da criança ou adolescente, ou ainda de terceiros, podendo ocorrer com ou sem contato físico.
Já a exploração se caracteriza pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro, seja financeiro ou de qualquer outra espécie.
São quatro formas em que ocorre a exploração sexual: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.

Prevenção
A melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral, e dos profissionais das áreas de educação e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, e o acompanhamento da vítima e do agressor.

Denuncie
Disque 181, Canal de Denúncias de Violências contra Crianças e Adolescentes do Estado do Paraná: as ligações são 24h, gratuitas, sigilosas e podem ser feitas de qualquer telefone.
Ou procure a rede de atendimento: Conselhos Tutelares, Delegacias, Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Hospitais de referência ou Ministério Público.
Faça a sua parte. Ajude a romper os ciclos de violência. Vamos proteger nossas crianças e adolescentes.
SUA VOZ PODE SALVAR CRIANÇAS E ADOLESCENTES. DENUNCIE.


REFERÊNCIA















Nenhum comentário:

Postar um comentário