quarta-feira, 14 de junho de 2017

COORDENADORIA ESTADUAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL COMUNICA:

Nova Tecnologia chega ao Paraná, através de SMS a população receberá gratuitamente e antecipadamente alertas quanto a desastres no município o qual reside.
O Paraná foi agraciado com o novo projeto de envio de alertas via SMS por todas as operadoras de celular, esse projeto é coordenado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec).
O cadastramento pode ser feito a partir do dia 13 de Junho, exatamente quando o serviço de alerta começa a funcionar.
Nesse primeiro momento será realizado para 5 municípios do Paraná, Prudentópolis, Santo Antônio do Sudoeste, Querência do Norte, Salto do Lontra e Rondon. Esses municípios foram escolhidos como prioritários por meio de estudo de recorrência de Decretação de Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública, nos últimos 7 anos.
O Cadastramento nos 5 municípios poderá ser feito pelo número (40199), cada morador irá receber uma mensagem solicitando o cadastramento no sistema, basta enviar o CEP de sua região gratuitamente e já estará cadastrado, lembrando que é possível ser enviado vários CEPs na mesma mensagem de resposta.
É importante informar que se o cadastramento não for feito não receberá o SMS informando os alertas da região.
As mensagens de texto não tem custo para a população. O serviço é realizado em parceria com o CENAD, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia móvel. O objetivo é informar a população sobre situações iminentes de Desastres, Emergência e/ou Estado de Calamidade Pública, através de mensagens de texto.

CADASTRO
Se você é morador de uma das 5 cidades paranaense pertencentes ao projeto, basta enviar o CEP de sua localidade para o número 40 199. O cadastro pode ser feito a partir do dia 13 de Junho, independente se recebeu a mensagem inicial do novo serviço.
"Defesa Civil Informa: Novo serviço de envio de SMS gratuito de alertas de riscos de desastres. Para se cadastrar responda para 40199 com o CEP de interesse".
Para incluir um CEP, o usuário deverá enviar o número do CEP com oito dígitos, com ou sem hífen, com ou sem ponto para o número 40199. Serão cadastrados na base de dados apenas os CEPs das regiões habilitadas, conforme exemplos abaixo:

71680357    71.680-357    71680-357    71.680357
Caso o usuário informe o CEP de uma região não habilitada, o mesmo não será cadastrado no Banco de Dados de Emergência (BDE) e receberá a seguinte mensagem:
"Cadastro não realizado. CEP fora da região atendida. Aguarde novas orientações quando sua região for coberta pelo serviço"
Caso o usuário informe o CEP corretamente e em uma região habilitada, o mesmo será cadastrado na BDE e receberá a seguinte mensagem:
"Cadastro realizado com sucesso. O celular esta apto a receber alertas e recomendações de defesa civil. Para cancelar, envie SAIR e o CEP para 40199"
Caso o usuário informe uma mensagem com o CEP em um formato incorreto (exemplos: CEP inexistente, menos de 8 dígitos, mais de 8 dígitos etc), o mesmo não será cadastrado na BDE e receberá a seguinte mensagem:
"Cadastro não realizado. Formato invalido do CEP. Para realizar o cadastro, envie SMS gratuito para 40199 com o CEP de interesse, sem espaços ou hífens"

CONSULTAR
Para consultar um CEP cadastrado, o usuário deverá enviar a mensagem "consultar" para o número 40199. Caso o usuário tenha ao menos um CEP cadastrado com o status "cadastrado", ele receberá o(s) cep(s) cadastrado conforme a seguinte mensagem:
"Para este numero de celular existe(m) o(s) seguinte(s) CEP(s) cadastrados: 70000000,71000000,72000000"
Caso o usuário não possua nenhum CEP cadastrado com o status "cadastrado", ele receberá a seguinte mensagem:
"Para este numero de celular não existe CEP cadastrado. Para realizar o cadastro, envie SMS gratuito para 40199 com o CEP de interesse, sem espaços ou hífens"

CANCELAR
Considerando que o usuário poderá ter mais de um CEP cadastrado, caso ele queira cancelar o cadastro em um CEP específico, basta ele enviar a mensagem "sair" seguida do CEP (com ou sem hífen) que deseja cancelar o cadastrado para o mesmo número do cadastro.
Caso ele envie a mensagem "sair" e não informe o CEP, o sistema irá alterar o status de todos os registros contidos na BDE do usuário correspondente para "cancelado".
Caso o usuário siga qualquer um dos passos supracitados e tenha o CEP cadastrado, ele receberá a seguinte mensagem:
"Cancelamento com sucesso do CEP 70000000. Para cancelamento de outros CEPs vinculados a este numero, refaça o procedimento"
Caso o usuário siga qualquer um dos passos supracitados, entretanto não tenha o CEP cadastrado, ele receberá a seguinte mensagem:
"CEP informado não cadastrado. Para consultar os CEPs cadastrados para este numero de celular, envie CONSULTAR para 40199"
Caso o usuário siga qualquer um dos passos supracitados, entretanto informe o CEP em formato inesperado, ele receberá a seguinte mensagem:
"Formato invalido do CEP informado. Para cancelar o serviço, envie SAIR e o CEP, sem espaços ou hífens, para 40199"

AJUDA
Para obter a lista de comandos a população poderá enviar a palavra ajuda ou uma mensagem inválida para número do sistema.
O sistema retornará a lista dos comandos (CADASTRAR, CONSULTAR e SAIR CEP), com a seguinte mensagem:
"Para cadastro envie o numero do CEP para 40199. Para cancelamento envie SAIR e o CEP para 40199. Para consultar CEP cadastrado envie CONSULTAR para 40199"
Comunicado realizado pela 5ª CORPDEC de Maringá (Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil), juntamente com a COMDEC (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Rondon).
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná conta com a colaboração de toda população pertencente aos municípios que irão participar do projeto para efetuar o cadastramento do CEPs, assim poderemos trabalhar juntos para minimizar danos causados pelos desastres. Comunicado realizado pela CORPDEC (Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil), juntamente com as COMDECs (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil) de cada município em sinal de alerta. 
DEFESA CIVIL SOMOS TODOS NÓS!!!

REFERÊNCIA

Disponível em: <http://www.defesacivil.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=2259&tit=Nova-Tecnologia-chega-ao-Parana-atraves-de-SMS-a-populacao-recebera-gratuitamente-e-antecipadamentealer tas-quanto-a-desastres-no-municipio-o-qual-reside>. Acesso em 14 de jun. de 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário