sexta-feira, 2 de junho de 2017

REUNIÃO ESPECIAL COM OS APOIADORES E DEFENSORES DOS ANIMAIS NA C MARA MUNICIPAL DE RONDON

Na quinta-feira, (01) de junho, às 19h00 na Câmara Municipal de Rondon, aconteceu uma reunião especial com todos os envolventes (apoiadores e defensores dos animais).
A reunião teve enfoque em Proteção Animal, Zoonoses e Saúde Pública, contou com a presença e articulador do desenvolvimento do Projeto “AuQueMia” – Diogo Vieira (Médico Veterinário) e com a participação do Dr. Rafael Curioni. Também, estiveram presentes os vereadores: Edson Rocha (Presidente da Câmara de Vereadores), Donizete Rugeri, Marcelo Trevisan, Rafael Cucco e Roberto Scaraboto – além, de profissionais representando a saúde e educação municipal e os principais convidados da noite a população em geral.
Para o médico veterinário Diogo Vieira, “o projeto viabiliza trabalhos e/ou ações compactuando de forma preventiva e educativa, partindo do berço educacional materno, trabalhando nas escolas, unidades básicas de saúde, da população em geral e principalmente com a colaboração do poder legislativo e executivo para a criação de leis que punem o indivíduo que abandona ou violenta um animal. Investimento que ao longo do tempo compactuará para uma melhor qualidade de vida de nossos munícipes (minimizando o aumento dos animais abandonados nas ruas, maus-tratos, ataques em pessoas, proliferação de doenças entre outras)”.
O Dr. Rafael Curioni (médico da unidade básica de saúde do município), destacou com veracidade, relacionando à saúde pública a importância nos “cuidados quanto à posse dos animais, bem como os cuidados com os animais abandonados nas ruas, ressaltando aos presentes as diversas doenças, como: (raiva, leishmaniose, dengue, toxoplasmose, leptospirose etc) que são transmitidas pelo contágio do animal para o homem e vice-versa, principalmente nas gestantes”, afirmou.
Durante toda a reunião foi discutida em participação aberta com os convidados à responsabilidade que os donos devem ter com os animais (bom trato: vacinação, alimentação, carinho/atenção e o bom senso de não abandonar ou “jogar” nas portas das casas dos vizinhos os animais como se fossem presentes surpresa caindo de paraquedas).
Cada participante teve a oportunidade de explanar suas ideias para a melhor ação coletiva em benefício dos animais e da população. O próximo passo é a articulação e estruturação do projeto para ser votado pelos vereadores que compõe a Assembleia Legislativa, criando uma lei municipal com suporte de acordo com as exigências da Constituição Federal no que compete a Lei 9605/98, art. 32. A qual diz: “Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa. § 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos”.
Por fim, todos os vereadores presentes acharam o encontro muito positivo: com objetivo de o prefeito ouvir as reivindicações posteriormente para se definir uma linha em conjunto na parceria entre a Prefeitura e a comunidade defensores dos animais. Finalizou o Diogo Médico Veterinário: “Cada pessoa tem a sua particularidade, mas todos devem trabalhar pela mesma causa: o bem estar dos bichos e a saúde coletiva”, destacou.

Uma nova reunião ficou de ser agendada para os próximos meses.








Nenhum comentário:

Postar um comentário